08-11-2017

Gestos que Salvam! – Posição Lateral de Segurança (PLS)

Se se deparar com uma vítima inconsciente mas a respirar normalmente e se não suspeitar ser vítima de trauma, deve colocá-la na chamada “Posição Lateral de Segurança” (PLS).

 

Nesta posição as vias aéreas ficam desimpedidas, garantindo que a queda da língua não impede a passagem de ar para os pulmões e que, caso existam líquidos, não obstruam as vias aéreas. Abandone a vítima apenas se necessário para ir chamar ajuda e avalie-a regularmente para assegurar que não há agravamento do seu estado clínico.

 

Siga estes passos:

•Ajoelhe-se e alinhe o corpo da vítima, que deve ficar com os braços estendidos ao longo do corpo. Retire-lhe óculos e objetos volumosos dos bolsos.

•Coloque o braço da vítima que está junto a si dobrado, com a palma da mão virada para cima e ao nível da cabeça.

•Permaneça onde está e pegue na outra mão da vítima. Dobre-lhe o braço por forma a cruzar o peito e a colocar as costas da mão na face da vítima do seu lado. Após este movimento, segure do lado oposto ao seu a perna da vítima na zona do joelho, levante-a e dobre-a.

•Utilize a perna dobrada para ajudar a rolar a vítima para o seu lado. Durante este movimento mantenha uma mão a apoiar a cabeça da vítima enquanto a faz rolar.

•Certifique-se que a vítima está a respirar.

•Ligue 112 e fique atento a alterações do estado da vítima enquanto aguarda pelo socorro.

imagem do post do Gestos que Salvam! –  Posição Lateral de Segurança (PLS)
Voltar