DGS: siga uma dieta saudável nos festivais de verão

O verão traz consigo uma longa temporada de festivais de música, na qual as escolhas alimentares podem nem sempre ser as melhores. No entanto, será que é possível fazermos escolhas mais saudáveis nestes espaços? Ou que estratégias podemos seguir?

 

Para dar resposta a estas questões, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), deixa algumas recomendações para os “festivaleiros”, que podem ser adotadas por todos(as):

  • Antes de fazer a sua escolha, veja todas as possibilidades de refeições existentes. Nestes locais, a oferta é variada e muitos já disponibilizam a informação nutricional dos seus produtos, que pode sempre consultar. Quanto menos sal, melhor.
  • Nestes locais, de um modo geral, prefira os cozinhados (e bem cozinhados) aos produtos frescos. Aqui, a segurança dos alimentos é preferível aos cuidados com uma boa nutrição. Se conseguir compatibilizar as duas… tanto melhor.
  • Procure opções mais simples, evitando a adição de molhos ricos em gordura. Evite saladas, em particular se não estiverem embaladas nem conservadas no frio. Se quiser consumir hortícolas, escolha a sopa (mesmo com calor).
  • Opte pela água engarrafada como a bebida de eleição. As temperaturas elevadas e a intensa atividade física característica dos festivais podem levar à desidratação e ao aumento da fadiga se o consumo de água não for suficiente. Evite bebidas alcoólicas que aumentam a perda de líquidos. Evite ainda sumos de fruta e outras bebidas não engarrafadas. De novo, a higio-sanidade sobrepõe-se às questões da riqueza nutricional, nestes dias.
  • Pode sempre optar por levar comida de casa. Opções como: frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, amendoins, avelãs,..), fruta fresca lavada, sandes de pão de mistura enriquecidas com hortícolas, são alternativas saudáveis e práticas. Devem ser conservados a temperaturas o mais baixas possível.

 

Aproveite estes momentos para desfrutar de boa música, em boa companhia, aliando alguma prática de atividade física!

 

Para mais ideias sobre receitas saudáveis que pode levar consigo, consulte os vídeos disponíveis no Blogue do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

 

Fonte: Direção-Geral de Saúde

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