26-06-2017

INEM mobilizou dispositivo de apoio aos incêndios da região centro do país

O INEM mobilizou um dispositivo de emergência médica destinado a garantir o apoio no combate aos incêndios que deflagraram nos últimos dias na região centro do país, designadamente nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco.

 

Ao nível dos Recursos Humanos, o dispositivo do INEM contou com mais de 80 profissionais, entre Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, Psicólogos, elementos ligados à gestão dos dispositivos e à logística. No que diz respeito aos Recursos Materiais foram mobilizados cerca de 36 meios de emergência, entre helicópteros de emergência médica, viaturas médicas de emergência e reanimação, ambulâncias de suporte imediato de vida, ambulâncias de emergência médica, unidades móveis de intervenção psicológica de emergência e outras viaturas de apoio.

 

Para além dos meios próprios do INEM, estiveram ainda inseridos no dispositivo de emergência médica meios de socorro dos Bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa, bem como Psicólogos de outras entidades como a CVP, a PSP, a Polícia Marítima, o Exército e o Instituto de Segurança Social.

 

Durante estes dias, o dispositivo de emergência médica prestou assistência a 255 pessoas, tendo realizado 87 transportes para Unidades de Saúde. Relativamente à Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência, o último balanço dá conta de 863 assistências.

 

Outro dos recursos do dispositivo de emergência médica acionado pelo INEM foi a Sala de Situação Nacional. A ativação deste recurso permite, nestas situações, a atuação coordenada de todos os meios do INEM integrados no dispositivo e assegura uma estreita e imediata articulação com as restantes entidades envolvidas na operação. A ativação da Sala de Situação Nacional do INEM cumpre assim o objetivo de permitir uma gestão eficaz de todas as ocorrências relacionadas, no caso, com os incêndios florestais, de forma a não interferirem diretamente com o trabalho regular realizado pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM.

 

Este recurso do INEM teve ainda atribuída as tarefas de:

  • Acompanhamento da evolução do estado de saúde dos doentes evacuados para as Unidades de Saúde;
  • Levantamento das vagas das Unidades de Queimados das Unidades Hospitalares do país;
  • Contacto com as Entidades de Saúde Espanholas para o caso de eventual necessidade de evacuação de doentes para o país vizinho no âmbito de protocolos firmados.
imagem do post do INEM mobilizou dispositivo de apoio aos incêndios da região centro do país
Voltar