Visitas de Estudo

Visitas de Estudo

 

O INEM tem um programa de Ações de Sensibilização que envolve a realização de visitas à Instituição, visando fomentar a adequada utilização dos serviços e meios de emergência médica pré-hospitalares.

 

As visitas são constituídas pelas seguintes etapas:

 

  1. Apresentação em sala, com os seguintes objetivos:

Dar a conhecer o modo de funcionamento do INEM, designadamente quais os serviços e os meios de que dispõe para prestar assistência médica pré-hospitalar a quem necessita:

 

Dar a conhecer o conceito de Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), designadamente quais as entidades que colaboram neste Sistema e quais as competências de cada uma dessas entidades: INEM, Bombeiros, PSP, GNR, Cruz Vermelha, Unidades de Saúde.

 

Dar a conhecer a melhor forma de ativar os serviços de emergência médica em caso de acidente ou doença súbita, designadamente ligando 112 Número Europeu de Emergência e prestando todas as informações que sejam solicitadas.

 

 

  1. Visita ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes CODU

Explicação sobre o funcionamento e modo de organização da central, designadamente sobre as três áreas distintas: triagem; médico regulador e acionamento.

 

 

  1. Mostra de Meios de Emergência Médica

O objetivo é o de mostrar os meios do INEM e o material que compõe a sua carga.

 

 

Os grupos são recebidos por um formador do INEM que acompanha os visitantes nas três etapas referidas, estando também inteiramente à disposição para responder às questões que lhe sejam colocadas. É ainda distribuída documentação diversa sobre o INEM.

 

Estas visitas são gratuitas e decorrem no edifício-sede do INEM ou nas Delegações Regionais do INEM.

 

Para solicitar uma Visita de Estudo ou Ação de Sensibilização deverá enviar um e-mail para inem@inem.pt ou dirigir uma carta/ofício ao Gabinete de Marketing e Comunicação.

Voltar