30-04-2017

INEM atribui Ambulância aos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho assinam amanhã, dia 1 de maio, um protocolo para constituição de um Posto de Emergência Médica (PEM).

 

A partir desta data, este corpo de bombeiros passa a operacionalizar uma ambulância de socorro do INEM que se destina a prestar cuidados pré-hospitalares à população do concelho, reforçando-se a assistência médica pré-hospitalar a situações de acidente ou doença súbita.

 

O INEM inicia assim, em 2017, o processo que tem por objetivo completar a cobertura dos 20 concelhos do país que ainda não dispõe de uma Ambulância do INEM. Atualmente estão em funcionamento 300 PEM, em 257 dos 278 concelhos de Portugal Continental. A estes PEM estão atribuídas 316 ambulâncias, já que 16 destes Postos têm duas ambulâncias do INEM, dado o volume de serviço que registam. Refira-se ainda que existem 26 concelhos com mais de uma Ambulância do INEM, atribuídas antes da entrada em vigor da regulamentação desta atividade, o despacho n.º 10109/2014 de 6 de agosto que determinou a existência de um PEM em todos os Concelhos de Portugal Continental.

 

Para constituição do PEM nos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho, o INEM compromete-se a ceder uma ambulância e respetivo equipamento, procedendo ao pagamento de um prémio de saída por cada serviço prestado, bem como à atribuição de um subsídio trimestral fixo. Por sua vez, os Bombeiros Voluntários de Espinho asseguram a operacionalidade do meio de socorro e a respetiva tripulação para cumprimento das missões de emergência médica determinadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM.

 

As ambulâncias de socorro são destinadas à estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte até às unidades de saúde e cuja tripulação e equipamento permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida. A Ambulância está equipada com Desfibrilhador Automático Externo, um importante recurso para a assistência às vítimas de paragem cardiorrespiratória.

 

A cerimónia de assinatura do protocolo tem lugar às 10 horas no Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho.

imagem do post do INEM atribui Ambulância aos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho
Voltar